Notícias

Ver lista completa

Conjuntivite

  • Compartilhar:

   

   A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada. É uma doença que costuma aparecer bastante na primavera.

   Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos. Geralmente os sintomas começam em apenas em 1 olho, mas pode afetar o outro porque ao passar as mãos nos olhos estas carregam os micro-organismos que contaminam o segundo.

   Já o tratamento depende do tipo da doença, a conjuntivite alérgica pode ser tratada com anti-histamínicos e compressa com soro fisiológico. No caso da bacteriana, podem ser recomendados colírios antibióticos.

  A prevenção é feita da seguinte forma: lavar as mãos frequentemente; evitar aglomerações, quando se sabe de surtos ou de pessoas doentes, é importante evitar o contato direto; não coçar os olhos; não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.

 

Procure sempre o Oftalmologista para o diagnóstico correto.

(SAM – Serviço de Assistência Médica.)

Acesse de um dispositivo móvel:

São Paulo da Cruz
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo