Notícias

Ver lista completa

Rinite alérgica

  • Compartilhar:

   As entradas e saídas de estações costumam causar desconforto para quem sofre com as chamadas alergias sazonais, ligadas a mudança de temperatura. Com a chegada da Primavera, sintomas como tosse, espirros e coriza se tornam comuns e muita gente começa a sofrer com a tal rinite alérgica.

   A Rinite é conhecida como uma alergia. É uma inflamação das mucosas da cavidade nasal e tem como causa a reação excessiva do sistema imunológico as partículas alergênicas do ar.

   Pode ser provocada por diversos fatores alérgenos. Alguns exemplos frequentes são: poeira doméstica, bichinhos de pelúcia, odor de livros (especialmente os mais antigos), pólen das flores, alguns alimentos, pelos de animais (como gatos e cachorros), além dos ácaros presentes no colchão e em estofados.

   Os sintomas são nariz entupido, secreção clara, irritação e coceira nasal.

   Podemos prevenir tendo o cuidado de manter os ambientes sempre limpos, arejados e sem qualquer objeto que possa desencadear novas crises.

   O tratamento se dá pelo uso de medicamentos indicados pelo pediatra, boa higienização nasal com soro fisiológico, limpeza do ambiente e retirada de objetos como carpetes, almofadas e pelúcias, além de ser importante evitar a exposição ao cheiro de perfumes fortes, tintas e fumaça de cigarro. Vale ressaltar a necessidade do acompanhamento médico para minimizar a recorrência das crises.

 

 

(SAM – Serviço de Assistência Médica.)

Acesse de um dispositivo móvel:

São Paulo da Cruz
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo