Notícias

Ver lista completa

SAM

  • Compartilhar:

 

Prezados Pais, Responsáveis e demais membros da Comunidade Educativa Passionista, queremos saudá-los em nome do SAM, e apresentar-lhes as funções e atividades desenvolvidas por este Serviço.

 

   O SAM é o Serviço de Atendimento Médico do Colégio Passionista São Paulo da Cruz, que oferece um espaço físico, recursos materiais e humanos para o atendimento à saúde dos educandos, no período escolar (das 7h às 18:30h).

   As prioridades desse atendimento são as intercorrências ocorridas no Colégio, considerando-se que o acompanhamento mais amplo ou dos casos crônicos da criança e do adolescente, requerem decisões de responsabilidade igualmente dos pais, de onde deriva a necessidade de consulta ao médico de confiança da família, com a presença do paciente e de seus representantes. Assim, os casos que exigem um atendimento diferenciado são encaminhados aos pais para que busquem o seguimento médico que julgarem mais conveniente.

   No dia a dia, as notificações aos pais sobre o atendimento de seus filhos serão feitas, pelo ClassApp, para todos os educandos, na maioria das vezes em que são atendidos no SAM.

   Em todos os casos, havendo algum grau de urgência no tratamento do educando, a notificação aos pais é feita via telefone. Se após o exame e os procedimentos mais imediatos faz-se necessário o encaminhamento a um hospital, o SAM entra em contato com os pais a fim de orientá-los, e também para saber ou confirmar o hospital de preferência da família, e se querem usar o convênio médico familiar ou se optam pela cobertura médica oferecida pelo Seguro da Mapfre.

   Dentre seus recursos materiais, o Serviço conta com alguns medicamentos alopáticos: antitérmicos, analgésicos, anti-eméticos, anti-espasmódicos, os quais reservamos para aqueles casos em que os pais, através de receituário médico, recado na Agenda ou via ClassApp, pedem para administrarmos aos seus filhos.  Quanto aos educandos do Ensino Médio, que costumam estar mais conscientes e podem discernir melhor, colocamos à disposição essas medicações. Aqui cabe uma ressalva: essa escolha está sempre condicionada à avaliação das Enfermeiras do Colégio, o qual julga a oportunidade desse ou daquele medicamento. Não é o educando que se auto-medica. Ressaltamos que evitamos essas medicações (usamos somente com muita necessidade), por conta de efeitos colaterais, dependências e reações alérgicas. Há crianças, por exemplo, que não sabem quais remédios tomam e a quais medicamentos são alérgicas. Esse desconhecimento pode atingir inclusive os pais.

   Gostaríamos de reforçar também que a medicação trazida de casa para ser administrada no Colégio, deve sempre vir acompanhada da respectiva receita médica.

   

   As dispensas  realizadas durante o período de aula precisam ser autorizadas:

- Pelas Enfermeiras da escola.

- Pelo pai ou pelo médico responsável através de notificação escrita, dirigida tanto à administração escolar, quanto ao próprio SAM, para que suas Enfermeiras possam ficar cientes das ocorrências que afetem a saúde dos educandos.

   

      Outros casos de dispensa, que não sejam por motivo referente à saúde, são de responsabilidade da Supervisão Pedagógica e da Direção do Colégio.

     É também função do SAM, a consulta e manutenção das Fichas Médicas individuais (preenchidas junto com o Contrato), onde solicitamos aos pais as informações que consideramos importantes com relação ao histórico vital de seus filhos.

    As atividades deste Serviço ainda se estendem no campo da educação, via medicina preventiva, a todos os membros da Comunidade Educativa Passionista, através de informações veiculadas por boletins como este e matérias no site do CPSPC, que buscam contribuir para a formação de atitudes e conhecimentos geradores de equilíbrio entre o ser humano e seu meio, com respeito à qualidade de vida e à saúde.

     Aproveitamos para comunicar o desligamento do Dr. Tarcízio, em seu lugar teremos a Enfermeira Camila. Caso seja da vontade de vocês a conhecerem, ou se quiserem conversar a respeito de alguma particularidade ou necessidade de seu(s) filho(s), ela está disponível todas as tardes, das 13:15h ás 18:30h.

    As Enfermeiras do SAM, Raquel e Camila, estão à disposição para esclarecimentos, orientações, sugestões e agradecem, inclusive, eventuais solicitações para a abordagem de temas relativos à saúde que poderiam ser de interesse à Comunidade do ESPC.

                A todos, que possamos compartilhar uma ótima caminhada em 2019, com respeito, confiança e aprendizado!

 

SAM – Serviço de Atendimento Médico

Acesse de um dispositivo móvel:

São Paulo da Cruz
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo