Notícias

Ver lista completa

Relações topológicas

  • Compartilhar:

 

   As relações topológicas elementares devem ser introduzidas nas séries iniciais considerando-se primeiro do corpo da criança, partindo do seu ser e a partir dele para o seu entorno. Daí é possível abordar questões mais amplas envolvendo a classe, os ambientes da escola e o bairro.
   As relações espaciais topológicas elementares são as relações espaciais que se estabelecem no espaço próximo, usando referenciais elementares como: dentro, fora, ao lado, na frente, perto, longe, etc. Tais relações estão presentes nas tarefas mais simples do dia a dia como, por exemplo, no deslocamento de um local a outro ou mesmo quando se busca a localização de objetos e sua orientação no espaço. Para se trabalhar com as relações topológicas deve-se considerar três noções elementares que são: lateralidade, anterioridade e profundidade.
 
As três noções elementares:
 
- Lateralidade: corresponde à noção e direita e esquerda que uma pessoa deve desenvolver para se orientar (a direita de, à esquerda de).
- Anterioridade: corresponde à noção de ordem e sucessão de objetos no espaço, a partir de um determinado ponto de vista (antes de, depois de, entre, a frente de).
- Profundidade: corresponde à noção de posição com relação à variação na vertical (em cima, no alto, em cima de, sobre; abaixo de, o fundo de, debaixo de).

 

Com uma atividade simples e divertida, trabalhamos as relações topológicas com nossos educandos das turmas do 1º Ano A e B.

Fonte: http://leiturademapas.blogspot.com/2011/10/relacoes-espaciais-topologicas.html

 

Clique na imagem abaixo e confira os momentos:

 

Acesse de um dispositivo móvel:

São Paulo da Cruz
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo