A música na primeira infância é uma ferramenta, uma forma de desenvolvimento e expressão que mantém a interação social entre as crianças, estimulando a exploração, a descoberta de espaços novos, de objetos como os instrumentos musicais e de outros materiais sonoros, aplicados em canções populares, clássicas e infantis.
A contação de histórias sonorizadas, cantiga de roda e jogos musicais também fazem parte das aulas, estimulando a imaginação individual de cada criança. Na Educação Musical, a linguagem cognitiva é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento musical. Através de figuras e símbolos, o cérebro passa a fazer a junção entre imagens e sons de cada instrumento, do ritmo e andamento proposto em cada canção dentro do ambiente das aulas. Tornando as crianças sensíveis e receptivas aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro delas, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e também criativa dos sons que estão a sua volta.
Ao contrário do que muitos pensam a música não é apenas uma diversão, mas um caminho para um desenvolvimento pleno do cérebro da criança. Segunda a neurociência, a Música é a única disciplina em que nosso cérebro trabalha todos os seus campos, de modo que se compara como uma academia onde todos os neurônios se exercitam juntos. Desta maneira, a criança que tem uma prática musical é capaz de fazer várias atividades ao mesmo tempo, desenvolvendo um raciocínio rápido e eficaz, como é possível notar em alguns jogos pedagógicos e musicais em que se aplicam a matemática, como nas divisões do compasso, valores de figuras e notas musicais. Alguns estudos comprovados da neurociência alegam que uma das únicas atividades que ativa, estimula e usa completamente o cérebro é a música.
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo. O único bom aprendizado é aquele que vem para o avanço do desenvolvimento. Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.” Lev Vygotsky
Referências bibliográficas/pesquisas: música na Educação Infantil/ Teca Alencar; Enny Parejo; Vygotsky; Revista Abem/beatriz Ilari
A música na primeira infância é uma ferramenta, uma forma de desenvolvimento e expressão que mantém a interação social entre as crianças, estimulando a exploração, a descoberta de espaços novos, de objetos como os instrumentos musicais e de outros materiais sonoros, aplicados em canções populares, clássicas e infantis.
A contação de histórias sonorizadas, cantiga de roda e jogos musicais também fazem parte das aulas, estimulando a imaginação individual de cada criança. Na Educação Musical, a linguagem cognitiva é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento musical. Através de figuras e símbolos, o cérebro passa a fazer a junção entre imagens e sons de cada instrumento, do ritmo e andamento proposto em cada canção dentro do ambiente das aulas. Tornando as crianças sensíveis e receptivas aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro delas, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e também criativa dos sons que estão a sua volta.
Ao contrário do que muitos pensam a música não é apenas uma diversão, mas um caminho para um desenvolvimento pleno do cérebro da criança. Segunda a neurociência, a Música é a única disciplina em que nosso cérebro trabalha todos os seus campos, de modo que se compara como uma academia onde todos os neurônios se exercitam juntos. Desta maneira, a criança que tem uma prática musical é capaz de fazer várias atividades ao mesmo tempo, desenvolvendo um raciocínio rápido e eficaz, como é possível notar em alguns jogos pedagógicos e musicais em que se aplicam a matemática, como nas divisões do compasso, valores de figuras e notas musicais. Alguns estudos comprovados da neurociência alegam que uma das únicas atividades que ativa, estimula e usa completamente o cérebro é a música.
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo. O único bom aprendizado é aquele que vem para o avanço do desenvolvimento. Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.” Lev Vygotsky
Referências bibliográficas/pesquisas: música na Educação Infantil/ Teca Alencar; Enny Parejo; Vygotsky; Revista Abem/beatriz Ilari
|
|
Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.
Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:
• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo
de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.
Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.
Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos
cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.
Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza.
Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos
desta Política:
• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari