Murray Schafer é pedagogo, educador musical, compositor, escritor e grande pesquisador. Entre suas pesquisas, a escuta ativa torna grande destaque buscando o desenvolvimento das crianças dentro das salas de aula, no convívio familiar e no brincar.
Para Schafer, a escuta ativa envolve a liberdade para ouvir e também criar, papel dado ao educador que possibilitará ao seu aluno o ambiente propício para este desenvolvimento através de paisagens sonoras, ou seja, contação de histórias em que as crianças possam sonorizar ativando e sensibilizando sua escuta, levando o ouvido a praticar sons agradáveis.
Deixar a imaginação das crianças e ter liberdade traz à tona a curiosidade da vontade de criar, como quando pintam um desenho e sentem necessidade de colorir, assim estimulam seu desenvolvimento visual.
Na música, ter uma escuta ativa, começa com pequenos sons criados a partir de estímulos visuais e sonoros. Mas, é muito importante ressaltar que a formação da escuta ativa nas crianças também vem do que ouvimos com elas, a altura do som quando ouvimos músicas em casa ou no carro, o nosso estilo musical influenciará esta escuta que ainda está em formação, inclusive a densidade desses sons. O que você tem escutado com seus filhos? Estimula sua escuta ativa?
“Ao contrário de outros órgãos dos sentidos, os ouvidos são expostos e vulneráveis. Os olhos podem ser fechados, se quisermos; os ouvidos não! Estão sempre abertos. Os olhos podem focalizar e apontar nossa vontade, enquanto os ouvidos captam todos os sons do horizonte acústico, em todas as direções.” (SCHAFER, 1991).
Educadora Musical Débora Nascimento
Murray Schafer é pedagogo, educador musical, compositor, escritor e grande pesquisador. Entre suas pesquisas, a escuta ativa torna grande destaque buscando o desenvolvimento das crianças dentro das salas de aula, no convívio familiar e no brincar.
Para Schafer, a escuta ativa envolve a liberdade para ouvir e também criar, papel dado ao educador que possibilitará ao seu aluno o ambiente propício para este desenvolvimento através de paisagens sonoras, ou seja, contação de histórias em que as crianças possam sonorizar ativando e sensibilizando sua escuta, levando o ouvido a praticar sons agradáveis.
Deixar a imaginação das crianças e ter liberdade traz à tona a curiosidade da vontade de criar, como quando pintam um desenho e sentem necessidade de colorir, assim estimulam seu desenvolvimento visual.
Na música, ter uma escuta ativa, começa com pequenos sons criados a partir de estímulos visuais e sonoros. Mas, é muito importante ressaltar que a formação da escuta ativa nas crianças também vem do que ouvimos com elas, a altura do som quando ouvimos músicas em casa ou no carro, o nosso estilo musical influenciará esta escuta que ainda está em formação, inclusive a densidade desses sons. O que você tem escutado com seus filhos? Estimula sua escuta ativa?
“Ao contrário de outros órgãos dos sentidos, os ouvidos são expostos e vulneráveis. Os olhos podem ser fechados, se quisermos; os ouvidos não! Estão sempre abertos. Os olhos podem focalizar e apontar nossa vontade, enquanto os ouvidos captam todos os sons do horizonte acústico, em todas as direções.” (SCHAFER, 1991).
Educadora Musical Débora Nascimento
|
|
Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.
Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:
• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo
de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.
Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.
Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos
cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.
Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza.
Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos
desta Política:
• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari