Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Notícias

Continue vendo em
seu dispositivo móvel:

A brincadeira

A brincadeira São Paulo da Cruz

 

    A partir dos quatro anos, aproximadamente, as crianças tornam-se mais sociáveis e, consequentemente, mais afeitas a brincadeiras. Por meio das brincadeiras, regras começam a ser introduzidas lentamente; o que é combinado deve ser respeitado, produzindo muitos ensinamentos sobre como se relacionar com os outros.

    O brincar é universal; ao brincar, são contemplados a coordenação motora, a lateralidade, os relacionamentos em grupo e a comunicação com os outros, além de uma melhor percepção de si mesmo em todos esses aspectos.

   A brincadeira é um elemento importante também no desenvolvimento da linguagem, e isso pode ser sensivelmente observado nas crianças e suas relações nos processos lúdicos de compartilhamento, imaginação e ação. Brinquedos e brincadeiras são ferramentas realmente eficazes para o aprendizado.

    O que as crianças podem aprender com as brincadeiras:

Brincadeiras coletivas como pega-pega, esconde-esconde, pular corda – estimulam o desenvolvimento de ritmo, agilidade e coordenação motora.

- Jogos em duplas – instigam o diálogo, a esperar sua vez, a seguir regras, a negociar, a compartilhar.

- Brincadeiras de criação como recortes e colagens, massinha, pintura – despertam a observação, a criatividade, a coordenação motora fina e habilidade sensorial.

- Brincadeiras sobre a realidade ou sobre heróis – ajudam a exercitar situações do dia a dia, resolução de conflitos.

    Para a faixa etária ente 4 e 6 anos, os brinquedos e brincadeiras mais recomendados são: roupas de fantasia, bonecos e bonecas, fantoches e teatrinhos, brinquedos para montar, “a lojinha” ou “o supermercado”, telefone e rádio, casinhas, brinquedos para brincar de casinha, fazendas, vilarejos e outros cenários para brincar, caminhões, carros, aviões e barcos, livros para colorir, cadernos para desenhos, livros de histórias, entre outros.

    É importante que as crianças tenham tempo reservado para brincar em casa. A família pode criar momentos em que participe dessas brincadeiras; isso favorece o convívio saudável, estreita as relações e estimula a criança em seu desenvolvimento.

 

Fonte: Livro da Família – FTD – Sistema de Ensino – Educação Infantil – 1ª Edição – São Paulo - 2017

Imagem: freepik.com


Outras Notícias

Ver lista completa
 
Sistema Brasília
Mãe da Sta. Esperança
Colégio Passionista São Paulo da Cruz
Av. Tucuruvi, 470 - Tucuruvi - São Paulo - SP
CEP 2304-001
  •   (11) 2991-3111
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo