Notícias

Ver lista completa

Explorando o Cerrado

  • Compartilhar:

 

 

    O cerrado cobre 25% do território brasileiro. As principais bacias de água doce nascem no cerrado, como as bacias do Rio Tocantins, do São Francisco, do Rio da Prata, e a tendência, com o avanço da cultura da soja nesta região, estas bacias correm o risco de secarem.

    A cultura musical no Cerrado é de moda de viola, e, serestas conhecida também como música sertaneja de raiz. Um dos grupos de grande sucesso conjunto Mina das Minas nasceu em 1982, reunindo quatro amigos da infância passada em Guarda-Mor, noroeste de Minas Gerais.

    O município, de aproximadamente 6 mil habitantes, está situado próximo à cidade de Paracatu, em pleno cerrado brasileiro, e tem como principal atividade econômica a agropecuária. Amantes deste gênero musical quase esquecido pela nova geração sendo o berço cultural da nossa música brasileira a moda de viola são baseadas em letras e composições inspiradas pela natureza, e histórias de amor.

    A viola seresteira contagia com a riqueza de detalhes únicos encontrados nas mais lindas paisagens brasileiras como as do nosso Cerrado. A presença da dança também é muito marcante nesta região o grupo Siriri de cunho religioso, traz uma tradição regional dançada por homens e mulheres, inclusive crianças, ao som da viola de cocho - instrumento típico da região e reconhecido como patrimônio nacional, do ganzá e do mocho.

    Ao dançar os dançarinos parecem estar fazendo brincadeiras indígenas. 

Educadora Débora - Música

 

Instrumento cocho e ganzá 

 

Viola caipira

Acesse de um dispositivo móvel:

São Paulo da Cruz
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo