Notícias

Ver lista completa

Tipos de solo

  • Compartilhar:

O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.

A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.

Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.

As turmas do 4º Ano observaram através de experimentos, os diferentes tipos de solos, sua coloração e principalmente a importância da conservação.

Observaram que as curvas de nível em um terreno desempenham um importante papel. Para as técnicas de plantio, o conceito é aplicado para que se compreenda a elevação do terreno. Assim, o agricultor aproveita melhor o terreno e obtém menos problemas naturais, como a erosão, pois a técnica aplicada facilita a infiltração da água da chuva e o escoamento.

Clique na imagem abaixo e confira as fotos:

Acesse de um dispositivo móvel:

São Paulo da Cruz
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo