Estes exercícios servem para o aumento da flexibilidade muscular conhecidos como estiramento, fazendo com que as fibras musculares fiquem mais longas. Seu principal efeito é a maior amplitude possível de movimento para uma determinada articulação e, portanto, maior é a sua flexibilidade.
Além disso, é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, sendo essencial no aquecimento e relaxamento dos músculos e deve ser incorporada ao exercício físico.
Quando feitos de maneira adequada, trazem benefícios como proporcionar maior agilidade e elasticidade, prevenir lesões, reduzir tensões musculares, relaxar o corpo, ter uma maior consciência corporal, deixar os movimentos mais leves e ativar a circulação.
Alongamentos diversos podem ser feitos por nossos alunos, por exemplo, até no intervalo das aulas, ajudando na respiração, facilitando a circulação sanguínea o que aumenta o raciocínio.
Devem-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até o limite. Aos poucos você vai ganhar sua flexibilidade.
Confiram os educandos do 4º Ano A nessa atividade:
Educadora Física: Maria Aparecida Anitelli Bulhões