AGENDE UMA VISITA

Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Notícias

Continue vendo em
seu dispositivo móvel:

Fuga da responsabilidade

Fuga da responsabilidade São Paulo da Cruz

   Estimular o senso de responsabilidade nas crianças parece ser um desafio? Educar é uma tarefa diária, que necessita de paciência, abertura e envolvimento dos pais. Saiba que existem estratégias para desenvolver com as crianças seu senso de responsabilidade, destinando a elas tarefas condizentes com a realidade de sua faixa etária e individualidade.

                                                                           Imagem: http://disneybabble.uol.com.br

   Quando as crianças são estimuladas desde cedo a assumir compromissos, contribui de maneira significativa para que se tornarem jovens e adultos autônomos e comprometidos. Aos poucos, com o passar do tempo, a criança pode assumir cada vez mais atividades dentro de casa, claro, conforme seu ritmo e capacidade. Atitudes simples, como retirar o prato da mesa, organizar os brinquedos ou arrumar a cama fazem toda a diferença  para um desenvolvimento saudável da criança.

   Acompanhe a leitura e descubra como prevenir a fuga de responsabilidade dos seus filhos!

 

Delegue tarefas de acordo com a idade

   As tarefas devem ser atribuídas aos poucos, conforme a faixa etária e considerando a individualidade da criança. Ensine, oriente, mostre como a ação deve realizada, elogiar a realização das tarefas é uma maneira de incentivá-la.

- Até os 3 anos

   Fazer bagunça com os brinquedos não é um problema se seu filho aprender a guardá-los depois de brincar. Caixas organizadoras podem facilitar o processo. Ensine onde deve ficar cada objeto e deixe-o realizar a tarefa, interferindo somente quando houver dificuldade. Deixe claro que o ambiente deve ficar como ele o encontrou.

- De 4 a 6 anos

   Nesta faixa de idade, a criança já pode retirar o prato da mesa e levá-lo à pia, além de ajudar na arrumação do quarto. Mostre como guardar livros, sapatos e outros itens pessoais nos lugares certos e ensine a colocar as roupas sujas no cesto, por exemplo.

- De 7 anos em diante

   A partir dessa idade, a criança pode ser estimulada com tarefas mais elaboradas ou complexas, como colocar a mesa e separar o lixo reciclável. É importante que ela fique encarregada de preparar a própria mochila e materiais para a escola ou atividades de lazer. Você pode acompanhar e de maneira sutil sugerir itens faltantes, mas permita que ela faça a primeira arrumação.

   Desde que isso não represente riscos à criança, deixar que ela faça pequenas escolhas é uma forma de construir sua autonomia e demonstrar a ela que toda escolha envolve uma consequência. Trata-se de uma experiência vital para o amadurecimento emocional infantil.

- Resista a vontade de fazer você mesmo

  Com vontade de ver a atividade realizada rapidamente, você vai e faz. Mas não caia na tentação de resolver a bagunça ou organizar o material para que as coisas aconteçam rapidamente ou do jeito que você espera. Assim, a criança compreende que possui  e quais são suas responsabilidades, e de que maneira pode ajudar nas atividades da casa.

  Caso ele quebre um prato ou se esqueça de fazer alguma tarefa, o melhor a se fazer é dialogar com seu filho. Erros e imprevistos fazem parte dessa caminhada. Procure orienta-lo em relação aos cuidados, mesmo para que ele não se machuque, assegure a ele que ninguém nasceu sabendo,. Não censure os equívocos, oriente e ensine como as atividades são realizadas.

 

Entenda que responsabilidade não tem gênero

   Outra tendência a ser evitada é determinar tarefas de meninas e de meninos. Independentemente do gênero, a criança deve entender que ela pertence a uma comunidade familiar e social e que, por isso, deve contribuir. Da mesma forma que as meninas, meninos podem lavar seu prato ou tirar a mesa.

   Atribuir tarefas às crianças desde cedo não apenas previne a fuga de responsabilidade, como também é uma forma de dar a elas a certeza de serem capazes de aprender, realizar e efetivamente contribuir para o mundo ao seu redor, o que fortalece a autoestima e o senso de coletividade.

 

FONTE: http://www.escoladainteligencia.com.br/fuga-de-responsabilidade-evite-que-seu-filho-tenha-esse-habito/


Outras Notícias

Ver lista completa
 
Sistema Brasília
Mãe da Sta. Esperança
Colégio Passionista São Paulo da Cruz
Av. Tucuruvi, 470 - Tucuruvi - São Paulo - SP
CEP 2304-001
  •   (11) 2991-3111
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo