Os primeiros foguetes grandes e de longo alcance foram os mísseis V-2 (A-4) projetados por Wernher Von Braun (1912-1977), construídos pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e usados para bombardear a Grã-Bretanha de dentro da Alemanha.
Von Braun sempre esteve interessado em viagens espaciais e, após a Segunda Guerra Mundial, emigrou para os Estados Unidos, onde teve um papel essencial no programa espacial norte-americano. Ao mesmo tempo, muitos de seus colegas foram para a então União Soviética para trabalhar no programa espacial soviético. Pode-se dizer que os principais programas espaciais nos dois países até as décadas de 1960 e 1970 eram descendentes diretos do míssel V-2 de Wernher Von Braun.
O maior foguete já construído foi o Saturno 5, com 111 metros de comprimento, cujos motores de combustível líquido eram capazes de liberar 4 milhões de quilos de propulsão. Os foguetes Saturno 5 foram usados entre 1969 e 1972 para enviar astronautas norte-americanos à Lua. O último deles foi utilizado para lançar a estação espacial Skylab em 1973. Atualmente, o maior foguete em uso é o ônibus espacial norte-americano, que usa uma combinação de combustível líquido e combustível sólido mais barato para alcançar 3,4 milhões de quilos de propulsão.
Fonte: http://www.ahistoria.com.br/
Os educandos conheceram uma breve história das viagens espaciais e os exploradores do universo. Com esse conhecimento, fizeram uma atividade prática incrível, um foguete – balão.
Veja como ficou!!
Confira o vídeo do 5º Ano A, clicando na imagem abaixo:
Confira o vídeo do 5º Ano B e C, clicando na imagem abaixo: