Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Notícias

Continue vendo em
seu dispositivo móvel:

As Quatro Estações

As Quatro Estações São Paulo da Cruz

 

Professora de Música: Débora Nascimento

   Nossos educandinhos do 3º Ano do Fundamental I estão desenvolvendo uma atividade nas aulas de música, baseados em uma das obras do compositor italiano Antônio Vivaldi (1678-1741), que descreveu a melodia das canções no concerto “As Quatro Estações”.

   A mais popular obra de Vivaldi na música Barroca é certamente esta. Na verdade, “As Quatro Estações” faz parte de 12 concertos denominados “o diálogo entre a harmonia e a criatividade”, resultado de tentativa de expressar musicalmente fenômenos da natureza ou sentimentos descritos nesses quatro movimentos. Através de uma performance contemporânea desenvolvida em aula, nossos educandinhos irão retratar cada um dos quatro movimentos utilizando instrumentos diversos que reproduzem os sons de cada estação citada nos movimentos das quatro estações, e demonstrando os sentimentos que o compositor representa em cada um deles. Reconhecendo as figuras musicais de silêncio, e reproduzindo trechos melódicos de uma forma lúdica.

 

1º Movimento – Allegro – A primavera: A Primavera evoca a alegria, o cantar alegre das aves, o murmúrio dos riachos, os campos floridos, animais saltitantes pelas colinas; é sempre uma estação de muita festa.

2º Movimento – Adagio Presto – O verão: Lembra o raiar do intenso sol, como o amor ao nascer nos corações apaixonados, como o cantar dos pássaros, mas também é o prenúncio de fortes tempestades, com trovões e relâmpagos.

3º Movimento – Adagio Molto – O outono: Ele reporta à generosidade das colheitas, aos excessos do consumo de vinho, às festas populares e aos rituais da caça na Europa, mas é uma estação que certamente traz consigo a tristeza ao ouvir o vento soprar derrubando as folhas já secas das árvores.

4º Movimento – Largo – O inverno: Por fim, o inverno, com o tremor do frio, a inquietação dos ventos, o conforto da lareira, a chuva lá fora, o caminhar lento e hesitante sobre a neve, toda a imponência dos rigores da estação impondo um sentimento de solidão.

 

   Entre todos esses fenômenos da natureza, o sentimento mais verdadeiro que Vivaldi expressou não estava em sua obra, As Quatro Estações, e sim na verdadeira felicidade, que era estar reunido entre amigos e família, apreciando suas criações.

 

Fonte: Nova cultural/ A história dos Gênios da Música; Metropolitana; Músicas Educacionais; Euterpe.


Outras Notícias

Ver lista completa
 
Sistema Brasília
Mãe da Sta. Esperança
Colégio Passionista São Paulo da Cruz
Av. Tucuruvi, 470 - Tucuruvi - São Paulo - SP
CEP 2304-001
  •   (11) 2991-3111
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo