AGENDE UMA VISITA

Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Notícias

Continue vendo em
seu dispositivo móvel:

Redação sobre hidrelétricas - 3º EM - Educadora Cris

Redação sobre hidrelétricas - 3º EM - Educadora Cris São Paulo da Cruz

Redação modelo ENEM - via QMágico: após videos de movimentos a favor e contra usinas hidrelétricas: 

 

                 "Atualmente nosso país enfrenta uma crise elétrica, a implementação de usinas nucleares no lugar de usinas hidrelétricas, seria uma das melhores alternativas para a resolução do problema. Visto que, existe uma crise hídrica no país, além da danificação do meio ambiente para a construção da mesma. Sendo assim, o erro do governo quando decidiu baixar as tarifas em um momento que deveria aumentar, incentivou a sociedade a consumir mais energia.

                 A usina hidrelétrica encontra uma barreira para a produção de energia quando vê no atual cenário brasileiro, uma notória escassez hídrica. Essa escassez facilita a ocorrência de apagões em diversas áreas do país. Nesses apagões, a oportunidade para cometer atos ilícitos aumenta, além de parar o funcionamento de fábricas, comércios, escolas, etc. Prejudicando toda a população ali residente.

                 Além de ter uma influência negativa nas áreas habitadas por humanos, essas usinas têm um impacto também no meio ambiente. Para a construção de uma usina hidrelétrica, hectares de vegetação são desmatados, fazendo com que animais saiam de seu habitat natural ocasionando um desequilíbrio no ecossistema. O país está passando por esse momento crítico, pois no momento em que vivíamos uma crescente o governo tomou a decisão de baixar as tarifas, fazendo com que a população gastasse mais energia.

                Contudo, nota-se que a substituição do modo de produção das usinas é de suma importância. Além disso, a sensibilização da sociedade em relação à economia de energia é de extrema importância. Pode-se fazer isso por meio de palestras em escolas, projetos de conscientização nas comunidades, juntamente com a colaboração da mídia, com tentativas de mostrar que economia de energia é importante, por meio de jornais e novelas em horários de grande audiência."

Educandos Jean e Letícia - 3ºMB

_____________________________________________________________________________________________

 

PLANEJAMENTO ENERGÉTICO DO BRASIL: USINA HIDRELÉTRICA BELO MONTE

                "A série brasileira “Aruanas” conta a história de quatro amigas ativistas ambientais que recebem uma denúncia apontando para um eventual desastre ambiental na Amazônia. Infelizmente cenários como este, de exploração e destruição para o bem próprio, são comuns embora esta seja a maior e mais importante floresta tropical do mundo devido á grande biodiversidade que ela apresenta.

                O sistema capitalista se apresenta como grande impulsionador dessa exploração e destruição, transformando recursos naturais, como minérios e florestas em ganho econômico próprio. A Floresta Amazônica, por exemplo, ao longo do tempo vem sendo, aos poucos, planejada para a transformação de grandes usinas hidrelétricas como a Belo Monte.

                Entretanto, para a criação dessa usina, é necessário o desmatamento para que retirem as árvores, e consequentemente sua biodiversidade. Além disso, é um meio de ganho econômico próprio usado por muitos proprietários e usado de um modo ilegal. Soma-se a isso as populações que vivem naquele local não terão para onde ir, e consequentemente ficarão ser uma moradia.

                É necessário, portanto, que os indivíduos participem de projetos ecológicos e sustentáveis a fim de ajudar diretamente o combate ás Usinas hidrelétricas que tenham o propósito de desmatamento, procurando iniciativas de seu interesse dentro de ONG’s nacionais, além disso é papel da mídia o compartilhamento de informações através de séries, como “Aruanas”, filmes e documentários que explorem os crimes ambientais e divulguem a importância da preservação da Floresta Amazônica. A ANEEL(Agência Nacional de Energia Elétrica), ainda, pode usar outros tipos de usinas, que não devaste tanto as florestas e que ajude em sua preservação." 

Educanda Alice - 3º C


Outras Notícias

Ver lista completa
 
Sistema Brasília
Mãe da Sta. Esperança
Colégio Passionista São Paulo da Cruz
Av. Tucuruvi, 470 - Tucuruvi - São Paulo - SP
CEP 2304-001
  •   (11) 2991-3111
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo